O penúltimo show da turnê “Caetano & Bethânia”, realizada na noite de 15 de março, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, foi marcado por uma grande surpresa.
A surpresa positiva foi a apresentação de “Um Baiana”, música inédita de Caetano Veloso, que foi revelada ao público antes do esperado. Composta ainda antes do início da turnê, que percorre o Brasil desde agosto de 2024, a canção ficou pronta somente agora, quando a turnê já se aproxima do fim. Embora a ideia inicial de Caetano fosse apresentar a música apenas no último show, em Porto Alegre (RS), no dia 22 de março, ele decidiu antecipá-la, emocionando o público carioca.
Caetano descreveu a música como “uma oração para esse clima de terceira guerra mundial que o mundo está vivendo”. Na apresentação, ele destacou que a letra da música faz referência ao BaianaSystem, banda que simboliza a paz que ele deseja para o mundo. Antes de cantar, Caetano declarou: “Que a paz possa se sobrepor a esse horror”.
A música “Um Baiana” foi recebida com entusiasmo, e sua letra, que menciona explicitamente o BaianaSystem, ecoou um forte apelo por paz em meio a tempos turbulentos. Confira a letra:
“Um Baiana” Caetano Veloso, 2025
“Os da guerra acreditam
Que mandam na Terra
E agora ainda mais
Mas nós que demos tudo
Não vamos ser mudos
É a paz
Já que eles não desistem
Nossas vozes disparam
Num Baiana System
Para abrir clareiras de paz
Nas fronteiras, nas eiras, nas leiras,
Nas beiras e nos quintais
Um Baiana System
Um Baiana System
Um Baiana System
Um Baiana…
Um Baiana…
Um Baiana…”